Idosos protagonizam campanha do Detran/RS para os pedestres

Baseando-se em estatísticas que apontam os idosos como o público mais vulnerável entre os pedestres, o Detran/RS  lançou, para esta Semana Nacional do Trânsito, uma campanha protagonizada por eles. O mote Quem vai na faixa, vai mais longe, brinca com a ideia de experiência dos mais velhos e ao mesmo tempo sinaliza que o uso da faixa é uma medida para evitar acidentes e viver mais.

A campanha, que se estende até o dia 12 de outubro, também traz uma recomendação fundamental para os pedestres de qualquer idade: ver e ser visto evita acidentes. Ao atravessar, se colocar em uma posição em que se consegue visualizar os veículos, ao mesmo tempo que permite ser visto pelos motoristas, é fundamental para garantir a segurança do pedestre.

A ideia principal da campanha é demonstrar que por ser mais vulnerável, o pedestre deve ser cuidado por todos os outros atores do trânsito, mas que ele também é protagonista da sua própria segurança. Mais que isso, que o pedestre também é “dono” da rua, e que a rua não é (ou não deveria ser) de uso exclusivo dos veículos.

Criadora da campanha, a Dez Comunicação optou pela mídia externa (outdoor e busdoor), que pode ser vista pelo pedestre quando está andando na rua, e pelo rádio, um dos veículos preferenciais do público acima dos 65 anos.

Acidentalidade

Estudo realizado pelo Detran/RS sobre mortes com pedestres no período de 2007-2013 apontou que, embora as vítimas fatais com mais de 65 anos tenham representado 12% do total de mortos no trânsito, quando se analisa somente os atropelamentos, o percentual de idosos sobe para 30%. 

 

Fonte: Detran/RS - Publicado em 26/09/2014