Novas equipes de fiscalização do Detran/RS começam a atuar na Copa
O Detran/RS anunciou, em evento nesta segunda-feira (09), a criação de mais duas equipes da fiscalização para a Balada Segura na Capital. Os doze novos agentes da Autarquia começarão a atuar nesta Copa do Mundo e trabalharão permanentemente nas blitze em Porto Alegre. O evento contou com a presença do coronel Alfeu Moreira, subcomandante da Brigada Militar, do promotor Adriano Marmitt, representando o Ministério Público e Vanderlei Capellari, secretário municipal de Trânsito de Porto Alegre, além do secretário da Administração e dos Recursos Humanos Alessandro Barcellos, representando o governador do Estado, e do diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer.
Na mesma oportunidade, foi anunciado o lançamento do Talonário Eletrônico de Multas (TEM), software que integra o Plano de Modernização do Detran/RS, junto a outras novas tecnologias já implementadas ou em fase de implementação. O TEM permite o registro das infrações de trânsito em equipamentos portáteis em tempo real, no momento mesmo em que o agente fiscalizador consulta o sistema informatizado do Detran/RS, conferindo os dados instantaneamente.
Além da ampliação da fiscalização, foi criado o Comitê da Balada Segura em Porto Alegre, formado por representantes de todas as esferas de governo e da sociedade civil organizada, com o objetivo de monitorar a política pública e promover ações paralelas de sensibilização.
Mais 12 agentes
As novas equipes de fiscalização vêm se somar às duas que já atuam na Capital. A primeira equipe de agentes do Detran/RS foi lançada em dezembro de 2013 e atua exclusivamente na Balada Segura. Com a ampliação, será possível aumentar a realização de blitze simultâneas, inibindo a condução de veículos sob o efeito de álcool, comportamento de risco responsável por muitas mortes no trânsito.
Os resultados positivos alcançados nesses mais de três anos da Balada Segura motivaram a Autarquia a investir ainda mais nessa política pública. Desde que foi lançada em 04 de fevereiro de 2011, até o final de 2013, houve uma redução de 20% no número de acidentes nas madrugadas e noites de Porto Alegre. Observou-se, no período, uma redução de 14% no número de acidentes em Porto Alegre.
Os comitês da Balada Segura estão sendo formados em todos os municípios que implantaram o programa. Em Porto Alegre comporão o comitê representantes dos credenciados do Detran/RS, escolas, faculdades e diretórios acadêmicos, clubes de serviços como o Lyons e o Rotary, OAB, sindicatos, associações e fundações, entre outros.
Para Alessandro Barcellos, a Balada Segura é uma política que agrega e articula os atores do trânsito em torno do objetivo comum de preservar a vida. Ele lembrou o entusiasmo demonstrado pelo governador desde o início do projeto.
Já o diretor-geral do Detran/RS lembrou a expressiva redução da acidentalidade com a colaboração da Balada Segura, ao mesmo tempo em que devolve à sociedade o controle sobre as políticas públicas, através dos comitês municipais. Para ele, atuar no serviço público é ocupar um espaço aberto a novas ideias, ações e conceitos, que permitem mudar a realidade.
VEJA AQUI O HISTÓRICO DA BALADA SEGURA
04 de fevereiro de 2011 – Início do projeto piloto em Porto Alegre. As blitze eram realizadas nas noites e madrugadas de sextas e sábados, e somente os condutores com suspeita de consumo de álcool eram solicitados a fazer o etilômetro. Paralelamente às blitze, voluntários percorriam os bares no entorno conversando com os frequentadores.
27 de setembro de 2011 – Expansão da Balada Segura em Porto Alegre. As blitze são realizadas com maior frequência e todos os motoristas abordados são solicitados a fazer o testeeee do etilômetro.
17 de dezembro de 2011 – Primeira Balada Segura no Litoral. Já em seu primeiro ano, a Balada vai para o Litoral no período de veraneio. As blitze são realizadas pela Brigada Militar e Detran/RS.
09 de fevereiro de 2012 – Início da expansão para o interior do Estado. Canoas é o primeiro município depois da Capital a implantar a operação. Segue-se, no decorrer de 2012 e 2013 a implantação em mais 18 municípios: Alegrete (02/03/12), Ijuí (05/05/12), Esteio (25/05/12), Guaíba (11/06/12), Erechim (04/07/12), Passo Fundo (15/08/12), Rio Grande (03/05/13), Uruguaiana (25/05/13), Pelotas (02/07/13), Alvorada (24/08/13), Santana do Livramento (27/09/13), Santa Maria (02/10/13), Santa Cruz do Sul (04/10/13), Cachoeira do Sul (25/10/13), Carazinho (13/11/13), Cruz Alta (29/11/13), Eldorado do Sul (09/12/13), São Leopoldo (12/12/13).
17 de outubro de 2013 – Detran/RS inicia um programa de sensibilização da comunidade, visando a formação dos comitês municipais da Balada Segura. Formados por representantes de todas as esferas de governo e sociedade civil organizada, os comitês têm a incumbência de monitorar a fiscalização e promover ações educativas paralelas às blitze.
23 de dezembro de 2013 – Entra em atividade a primeira equipe de fiscalização de trânsito do Detran/RS. Após 16 anos de história, a Autarquia passa a ter oito servidores com prerrogativas para registrar autuações e executar medidas administrativas. Nesse ano, a recém-formada equipe de fiscalização do Detran/RS reforçou ainda mais a operação nas praias.
04 de fevereiro de 2014 – Balada Segura completa três anos com redução de acidentes. Registra-se redução de 13% dos acidentes com vítimas fatais nas vias municipais em relação ao início da implantação do programa. Em Porto Alegre, primeiro município a adotar a operação, a redução dos acidentes com morte foi de 12% no período, chegando a 37% se considerados somente os períodos da noite e madrugada.
23 de março de 2014 – Vacaria implanta a Balada Segura e dá continuidade à expansão no interior em 2014, com Novo Hamburgo (07/04) e Bento Gonçalves (16/04) e previsão de chegar a pelo menos 40 municípios até o final do ano.
Fonte: Detran/RS - Publicado em 09/06/2014
