Detran/RS reciclou mais de 10 mil veículos e sucatas abandonados em depósito

 

Mais de 10 mil veículos e sucatas abandonados nos depósitos do Detran/RS foram encaminhados para reciclagem de 2010 a 2013. Desde que teve início o projeto de destinação de material inservível, quase 5 mil toneladas de material ferroso foram retirados dos depósitos e transformados em matéria-prima para a indústria. 

A reciclagem atende o triplo propósito de liberar espaço nos depósitos, impedir que peças sejam utilizadas indevidamente e dar uma destinação ambiental e ecologicamente correta a esses materiais.

"O projeto gaúcho é referência nacional. O Detran/RS já recebeu a visita dos Estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, além do Distrito Federal e da ANTT. Santa Catarina começa agora a implementar o processo de reciclagem inspirado no modelo do Rio Grande do Sul", afirma o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer. 

São destinados à trituração, veículos e sucatas abandonados em depósito há mais de dois anos e que não podem ser leiloados por restrições administrativas, judiciais e/ou policiais. Sem condições de segurança para circular e com impeditivos legais para a comercialização de peças, esses bens são classificados como material inservível. Atualmente são 36,5 mil veículos nessa situação nos cerca de 170 Centros de Remoção e Depósito (CRDs) em atividade em todo Estado. 

Colapso 
Em 2010, quando o projeto começou a ser implantado, o cenário era de depósitos superlotados, inclusive com veículos removidos há mais de 10 anos, e crescimento exponencial de veículos não retirados. A situação trazia prejuízos à saúde pública, ao meio ambiente e, inclusive, aos cofres públicos, que bancavam a guarda desses bens.

Ao desenvolver o projeto de reciclagem, o Detran/RS buscava medidas eficientes e econômicas para resolver o problema, além de aperfeiçoar os mecanismos de controle e fiscalização das atividades de remoção e depósito. Mas mesmo com a intensificação dos leilões e do processo de reciclagem, o "estoque" de veículos retidos nos depósitos da autarquia aumentou em 28,16% (mais de 18 mil veículos) de 2012 para 2013. 

O processo de reciclagem 
A reciclagem é realizada por empresa especializada e supervisionada por servidores do Detran. Primeiramente, o veículo passa por uma plataforma descontaminadora que retira os materiais potencialmente poluidores, como: fluídos; catalisador; cilindro de GNV e bateria. Depois disso, os veículos são compactados para impedir o reaproveitamento de partes/peças, reduzir seu volume e os custos com transporte.

Na fase seguinte, no pátio da siderúrgica, o material compactado é triturado e o restante (plástico, borracha, metal) são separados através de esteiras magnéticas e banhos químicos. A sucata metálica passa, por fim, pelo processo de fundição, tornando-se matéria-prima para a indústria.

 

Fonte: Detran/RS - Publicado em 31/10/2013