Grevistas confirmam fim da paralisação no Detran

Em assembleia realizada no início da noite desta segunda-feira, servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiram aceitar a proposta de reajuste salarial do governo do Estado e encerrar a greve, que prejudica a emissão de carteiras de habilitação desde quinta-feira.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindet), Maria Goreti Alves da Costa, a proposta foi aceita com três ressalvas: que o projeto de reajuste seja encaminhado à Assembleia Legislativa até quarta-feira, com regime de urgência e que haja abono das faltas nos dias de greve, com compensação de atividades.

— Para agilizar a retomada do trabalho, já entregamos nossa decisão informalmente ao presidente do Detran hoje à noite — destaca a presidente sindical.

A entrega oficial do documento está marcada para as 9h desta terça-feira, na sede do Detran, em Porto Alegre. Após a entrega, os serviços devem ser retomados.

Recuperação das provas

De acordo com o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SindiCFC), Edson Luís da Cunha, desde o início da greve, na última quinta-feira, mais de 14 mil exames deixaram de ser feitos no Estado, entre teóricos e práticos. Ele teme que a recuperação dos exames cancelados fique para 2013.

— Já tínhamos problemas para agendar provas extras em função da demanda sazonal que sempre ocorre nesta época do ano, com os cancelamentos, a demanda aumenta e certamente não há mais como recuperar até dezembro — observa Cunha.

Segundo ele, de novembro a fevereiro, cresce entre 10 e 15% a procura pela carteira de habilitação. Em média, são realizadas de 3 a 4 mil provas por dia.

Alessandro Barcellos, presidente do Detran, aposta na contratação de 64 examinadores emergenciais e no banco de 10 mil horas extras, já aprovados pensando no aumento da demanda nas férias de verão, para colocar as provas em dia. Entre as alternativas, o presidente do Detran considera ampliar o turno de atendimento, aproveitando o horário de verão, ou realizar provas aos sábados.

Sobre o acordo com os servidores, Barcellos considera que ele reafirma o projeto que já havia sido assinado em outubro do ano passado.

— Apenas antecipamos o prazo da última parcela, o que facilitou a negociação, e isso nos dá uma tranquilidade para os próximos dois anos — avalia.

Conforme balanço do Detran, ficaram prejudicados 5.367 exames práticos de direção, de um total de 5.764 agendamentos. As provas teóricas eletrônicas não sofreram prejuízo. As realizadas em papel somavam 2.697 agendamentos, sendo que 1.774 foram aplicadas.

Os candidatos que não puderam realizar as provas por falta de examinador, deverão efetuar o reagendamento junto ao Centro de Formação de Condutores (CFC). Os demais serviços da autarquia não foram afetados pela greve.

O acerto

A assembleia dos grevistas aprovou que o reajuste para equiparar os salários da autarquia à matriz do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) seja pago em três parcelas: 3,95% em novembro deste ano, outra igual em novembro de 2013, mais uma de 8% em março de 2014. Já a reposição salarial será de 6% na próxima folha mais 6% em fevereiro de 2013.

Fonte: Zero Hora - Publicado em 12/11/2012