Com o preço do combustível "Condução Econômica" pode diminuir gastos

A Petrobras reajustou o preço do diesel com alta de 6% nas refinarias e 4% nas bombas de abastecimento. O aumento já reflete no bolso do consumidor, e principalmente no orçamento das empresas de Transporte. Uma saída para diminuir os gastos, é aplicar técnicas de Condução Econômica, onde o motorista conhece melhor o funcionamento do veículo, e com isso, reduz o gasto de combustível e ainda, aumenta a vida útil das peças do veículo.

O perfeito funcionamento do veículo de carga e a redução de gastos com combustível dependem principalmente de três fatores: a manutenção do veículo, condições gerais de carregamento nas estradas e os hábitos de condução do motorista. As noções de Condução Econômica visam dar ao motorista, orientações de como se realiza a correta utilização dos recursos disponíveis no veiculo, contribuindo para uma direção segura e econômica.

De acordo com Herivelto Moisés, instrutor de prática operacional no Sest Senat em Campo Grande, alguns itens afetam especialmente o consumo de combustível e merecem atenção especial por parte das empresas e dos profissionais.

“É de suma importância detectar e solucionar falhas de operação do veículo. Para isso, o motorista precisa entender como funciona a operacionalidade e funcionalidade dos comandos expressos no painel dos veículos. O uso correto dos freios, embreagem, freio motor, as trocas de marchas e uso adequado do conta giro (Tacômetro), são essências para uma condução econômica”, explicou.

Ainda, segundo Herivelto Moisés, a forma de distribuição da carga, a programação e o planejamento de rotas auxiliam na segurança, no consumo e nos desgastes. “O treinamento de Condução Econômica realizado no Sest Senat, oferece aos motoristas uma oportunidade de se aperfeiçoar na área de Transportes, conhecendo melhor o veiculo com o qual irá trabalhar e assim poder tornar-se  um profissional mais consciente de suas responsabilidades, tanto na condução como no respeito às leis de transito”.

A Condução Econômica proporciona uma maior rentabilidade e melhora do funcionamento do veículo. O resultado será com certeza o aumento do lucro e maior segurança, tanto para o profissional quanto para as empresas do setor de Transporte.

Confira abaixo dicas básicas de Condução Econômica e Manutenção de Caminhão e/ou Carreta:

- Evite acelerações desnecessárias, mantendo velocidades constantes;

- Aprenda a acompanhar seu contagiros;

- Saiba como se antecipar às situações do trânsito, gerando economia e evitando desgastes.

- Verifique a regulagem das válvulas do motor e a sincronização da bomba injetora;

- Não quebre o lacre da bomba injetora: um pequeno aumento na potência corresponderá a um grande aumento de consumo (também diminui a vida útil do motor e é ilegal);

- Inspecione o estado e a calibragem dos bicos injetores;

- Não ultrapasse os períodos de troca de óleo do motor, da caixa de mudanças e do eixo traseiro: óleo vencido não proporciona uma lubrificação adequada;

- Verifique diariamente a calibragem dos pneus;

- Mantenha os rolamentos das rodas regulados e as rodas balanceadas;

- Mantenha limpos e desobstruídos os filtros: de ar, de combustível e de óleo lubrificante.

Fonte: Portal do Transito - Publicado em 25/07/2012