Apresentação de pesquisa sobre cadeirinhas de segurança para carros contará com a participação da ONG CRIANÃA SEGURA
No dia 26 de junho acontece em Brasília/DF, o Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil”, uma iniciativa da Fundación MAPFRE em parceria com a ONG CRIANÇA SEGURA, o Ministério das Cidades (Denatran) e Detran-DF. O encontro inclui a apresentação da pesquisa “Cadeirinhas de segurança para Crianças: situação na América Latina e Caribe”.
Segundo a pesquisa, o trânsito já é responsável pela morte de quase 6,5 mil crianças na América Latina. O Brasil é um dos países avaliados no estudo que mostra, entre os principais destaques, que para cada criança sueca morta em decorrência da ausência de equipamentos de segurança, mais de 155 morrem no trânsito das cidades brasileiras.
Com o objetivo de disponibilizar conteúdo às autoridades para formulação de políticas públicas adequadas, o evento prevê o debate sobre a pesquisa a partir da perspectiva brasileira e sobre como as cidades podem melhorar seus índices de utilização das cadeirinhas. Além da apresentação da pesquisa, haverá demonstração no local dos efeitos de uma colisão para a criança no caso de uso ou não do dispositivo de retenção (cadeirinha) por meio de um equipamento que simulará um impacto a 20 km/h.
A pesquisa será apresentada por Julio Laria del Vas, Diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE-Espanha, com comentários de Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da ONG CRIANÇA SEGURA, de Celso Arruda, Coordenador do Projeto Criança e Segurança da UNICAMP e Nelson de Freitas Leite Junior, Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do DETRAN-DF.
Contexto destes acidentes: o uso do bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação é a única forma segura de transporte de crianças em veículos – estes equipamentos podem reduzir o risco de morte em 71% e o de hospitalização em 69%. Em 2010, segundo o Ministério da Saúde, 685 crianças morreram e 3.673 foram internadas vítimas de acidentes como passageiras de veículos. Em um ano de obrigatoriedade, a cadeirinha já reduziu mais de 40% das mortes de crianças com até sete anos em acidentes de carro no Brasil, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil” – (programação abaixo)
Data: 26 de junho
Horário: 8h30 às 12 horas
Local: Auditório do Ministério das Cidades
SAUS – Quadra 01 – Lote 01/06
Bloco H – Edifício Telemundi II – Brasília/DF
A CRIANÇA SEGURA
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. A ONG conta com a contribuição de parceiros institucionais, como Johnson & Johnson e Johnson & Johnson Produtos Profissionais Ltda e parceiros de programas, como Johnson & Johnson Industrial Ltda, FEDEX, Instituto HSBC Solidariedade e Abrapur – Associação Brasileira de Produtos Infantis.
Programação Seminário Internacional “Segurança da Criança nos veículos: Dispositivos Infantis de Retenção Veicular no Brasil” – Brasília/DF
8h30: Recepção com Welcome Coffee
9h: Abertura
9h15: Apresentação da pesquisa
- Julio Laria del Vas, Diretor do Instituto de Segurança Viária da Fundación MAPFRE –Espanha
9h55: Comentários de especialistas
- Alessandra Françoia, Coordenadora Nacional da ONG CRIANÇA SEGURA
- Prof. Celso Arruda, Coordenador do Projeto Criança e Segurança da UNICAMP
- Nelson de Freitas Leite Junior, Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do DETRAN-DF
10h45: Perguntas
- Mediação de J. Pedro Corrêa, Especialista em Programas de Segurança do Trânsito e autor do livro “20 anos de lições de trânsito no Brasil”
11h15: Simulação de impactos com e sem cadeirinha – Demonstração no pátio externo do edifício do Ministério das Cidades
12h: Encerramento
Mais informações para Imprensa e credenciamento:
Francine Ricci Vieira de Aquino – (11) 3371 2364 ou (11) 8750 0497
comunicacao@criançasegura.org.br
Fonte: Portal do Trânsito - Publicado em 19/06/2012
