Estado distribui bicicletas para deslocamento de jovens jornalistas

A Secretaria de Transportes, com apoio da concessionária SuperVia, distribuiu 25 bicicletas a 80 jovens responsáveis por promover a Agência Jovem de Notícias Internacionais na Rio+20, nesta terça-feira (12/6). O objetivo é que estes estudantes de comunicação social vindos de 12 estados brasileiros, da Europa, África, América Latina e América do Norte, usem o equipamento para seus deslocamentos entre pautas e agendas de trabalho. As informações são do Governo do Estado.

- Buscamos o apoio destes jovens para conscientizar a população de que andar de bicicleta faz bem à saúde e contribui para a mobilidade pública. Esta iniciativa vai melhorar a condição de uso das vias públicas, que estão tão cheias de automóveis – afirmou o secretário.

Durante o evento, também foi lançada e distribuída aos ciclistas a camiseta de divulgação do Rio Estado da Bicicleta, programa promovido pelo Governo do Estado para estimular a cultura do transporte alternativo no estado e promover os direitos de quem usa a bicicleta em meio ao trânsito das grandes cidades. A expectativa da Secretaria de Transportes é que o programa alcance até 10% de adesão na Região Metropolitana.

- As camisas são como placas de trânsito ambulantes. Nossa intenção é conscientizar os motoristas de que os ciclistas têm direito de trafegar em vias públicas, e que o Código de Trânsito prevê que os veículos automotores devem manter distância mínima de 1,5metros dos condutores da magrela – disse Julio Lopes.

Para o jornalista argentino, Lucas Campodónico, a Rio+20 vai fazer com que as pessoas mudem de vez os seus hábitos de vida.

- Muitas de nossas ações podem e devem ser mudadas para proteger o meio ambiente. Usar mais a bicicleta, por exemplo, diminui a poluição e melhorar a saúde – disse.

Para o paulistano Rafael Stemberg, a distribuição de bicicletas aos estudantes da Agência Jovem de Notícias Internacionais na Rio+20 é um exemplo para todo o Brasil.

- É importante que o Rio invista nesta política de transportes sobre duas rodas. Muitas pesquisas internacionais citam a bicicleta como um dos meios viáveis futuramente. As cidades vêm crescendo e muitas não comportam mais os transportes sobre quatro rodas. É muito positivo que o Governo do Estado continue a investir nesta prática – disse.

Fonte: Portal do Trânsito - Publicado em 13/06/2012